inda em comemoração ao primeiro aniversário do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), um torneio de futebol society foi realizado no último sábado, contando com a participação de 20 times. A equipe de servidores do Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I) foi o vencedor da competição diante do time do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará V (CRPP V).
Foram 20 equipes de servidores integrantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) envolvidos na competição que animou a manhã e parte da tarde do sábado, em uma arena do município de Ananindeua. O torneio atraiu familiares, amigos e convidados numa festa de integração esportiva e ao mesmo tempo comemorativa ao primeiro ano de atividades do GAP.
Os times do CRRPP II, CPASI, CPJA, CRC, CRF, CRPP V, CRRCAP, CRPP IV, PEM I, CRPP III (A), CRPP III (B), CTM II, CTM III, COPE, PEM II, CIME, CRCI, CTCN, SEDE/SEAP e do GAP, participaram de 18 partidas, com o tempo de jogo de 10 minutos cada uma, até chegar as finais. Para agilizar o torneio, dois campos foram utilizados, permitindo dois jogos simultâneos, com média de 8 jogos por hora, contando com os intervalos e paralisações comuns dos jogos.
Presente no evento e integrando a equipe da Sede da SEAP, o secretário adjunto de Gestão Operacional, Ringo Alex Frias, demonstrou bastante entusiasmo com o torneio e a interação que a competição promove entre os servidores da secretaria. Ele lembra que o cotidiano de trabalho dos servidores da SEAP não é fácil, é duro e carregado, e que momentos de descontração e confraternização são muito benvindos.
"O intuito aqui é aproximar e agregar as unidades prisionais, confraternizar com todo o corpo funcional da SEAP, policiais penais. Nós temos como objetivo, transformar o ambiente de trabalho, de forma salutar, e uma das propostas para 2023, é fazer essa integração e aproximar ainda mais os nossos servidores, que são o maior patrimônio da SEAP", declarou Ringo.
O comandante do GAP, Júlio César Nérys, que a ideia de realização do torneio surgiu entre os operadores do grupamento e demais servidores das unidades. Imediatamente a ideia foi abraçada por ele e pela secretaria. Nérys aproveitou para agradecer o apoio do governador Hélder Barbalho, que aprovou a criação do GAP e ao secretário Marco Antonio Sirotheau, titular da SEAP, que tornaram viável o conceito do grupamento.
Campeonato - O comandante do GAP acabou revelando uma novidade para 2023, pois com a aprovação e realização do torneio comemorativo, surgiu a ideia de proporcionar outros eventos semelhantes envolvendo os servidores as secretaria. Segundo Nérys, a a secretaria já aprovou e em 2023, após a formatação da competição, teremos o campeonato interno da própria SEAP.
"Primeiramente temos de agradecer a Deus porque ninguém se machucou, não tivemos problemas, e isso faz parte das comemorações de um ano do da criação do GAP que acaba fortalecendo a categoria, que acaba fortalecendo o policial penal, o agente prisional, os que trabalham no dia a dia para manter o sistema prisional operando com excelência, do jeito que todos temos feito", declarou o comandante do GAP.
Embora não tenha chegado às finais, o "gapeano" Martins aprovou a realização do evento, que deverá se tornar o campeonato da SEAP. "Foi muito bom o torneio, mas vamos elaborar as regras para dar continuidade à competição. Sabemos que temos de fazer nosso trabalho, mas temos que ter esse momento de lazer, para o operador ter uma nova visão e desenvolver a amizade coletiva entre as unidades. Queria agradecer a todos que estiveram presentes aqui hoje", disse o "jogador".