Nesta semana, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), promoveu palestras e atendimentos de saúde para as custodiadas do Centro de Reeducação Feminino (CRF). A ação ocorreu nos dias 14 e 15 de fevereiro pelo período da manhã.
Na terça-feira (14), primeiro dia de ação, participaram 50 internas. Estiveram presentes profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) que realizaram palestras sobre o uso racional de medicações, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (ISTS) e atendimentos de saúde bucal. Também ocorreram ações de beleza, sorteios de brindes, coffee break e desfile de fantasia de carnaval confeccionados pelas internas da cooperativa coostafe. Na quarta-feira (15), as detentas receberam vacinação de reforço, medicação para tratamento de verminose e escabiose, além de uma roda de conversa com psicóloga e assistente social. Neste dia, participaram 430 reclusas.
Mirian Rodrigues, coordenadora de saúde prisional de Ananindeua, ressaltou a importância de promover esse tipo de projeto para quem esta em cárcere. "Esses atendimentos são importantes porque garante o direito de cada uma delas a ter acesso a informação através de educação em saúde, promoção e prevenção.", diz.
Texto: Kaila Fonseca - Estagiária de Jornalismo - NCS / SEAP
