O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio para as Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL 2020), aplicado nesta terça (23) e quarta-feira (24), foi: "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil". Mas empatia não faltou quando se trata de preparação dos custodiados. Além do corpo técnico de educação, policiais penais também contribuíram para que custodiados do Estado se preparassem para realizar o exame, por meio de revisões e leituras de apoio.
Ao todo, 1.441 internos se inscrevam para prestar o exame. Na Central de Triagem Metropolitana III (CTMIII), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, por meio da Diretoria de Reinserção Social da SEAP, é um exemplo. Os agentes e policiais penais de forma voluntária realizaram uma revisão acerca da redação do ENEM.
Durante as aulas, os servidores ensinaram os princípios básicos de uma redação como introdução, desenvolvimento e conclusão. No total, quatro agentes e policiais penais do CTM III participaram da revisão. A policial Penal formada em história e pedagogia, Verônica da Mata, explicou que foi uma experiência única. "Eu sempre quis dar aula na unidade, mas somente nesse momento tive a oportunidade. Espero ter contribuído com o conhecimento dos alunos, para que eles tenham realizado uma boa prova. Quero parabenizar a SEAP por esse olhar de trazer mais educação na unidade", afirmou.
O policial penal formado em história e pós graduado em ensino religioso, Ailson Martins, ressaltou que os internos queriam aprender. "Foi bastante gratificante ver os alunos de forma dinâmica e participativa. Eles sugaram o conteúdo o máximo possível. Eu ajudei nos princípios básicos de redação, eu vi que os alunos estavam entusiasmados e felizes por participar. Por fim agradeço pela oportunidade de ter somado com aprendizado dos internos", explicou.
Durante todo o período de preparação do ENEM, a SEAP disponibilizou materiais didáticos do programa ENEMPará em todas as unidades. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Tecnologia e Educação Profissional e Tecnologia (SECTET) para ajudar os alunos da rede pública.
Maiores notas de redação no ENEM PPL em 2019
Em decorrência do apoio do sistema penal à educação carcerária em favor da capacitação de pessoas privadas de liberdade, em 2019, dois internos do Centro de Recuperação Mariano Antunes (Crama), em Marabá, alcançaram as maiores notas do Brasil no ENEM PPL 2019. O resultado, além de ter fornecido a chance deles mudarem de vida, foi gratificante para o sistema penal ao todo.
No ENEM PPL 2020 também é esperado que mais internos possam alcançar maiores notas na redação, e dessa forma possam se tornar exemplos de inspiração para mais pessoas dentro do ambiente carcerário.