Fundação Cultural do Pará doa livros para a Seap

Enviado por ingrid.bandeira em Ter, 11/07/2023 - 10:37

O Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), localizado no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, foi o palco da entrega de 32 kits literários doados pela Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Ao todo, são 32 mil livros que estão sendo distribuídos nas unidades prisionais do estado. As unidades de Icoaraci, Abaetetuba, Cametá, Vitória do Xingu, Tomé-Açu e Paragominas já receberam os livros. O PEM I recebeu 867 livros.

O material doado é composto de obras da literatura paraense e visam promover e valorizar a literatura, a história e cultura do estado Pará, dentro do projeto “Leitura por todo o Pará”, do governo do estado. A doação foi possível através do termo de cessão da FCP feito por meio de um edital, e tem como objetivo o enriquecimento do acervo utilizado nos espaços de leitura, bem como, garantir o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas públicas municipais, estaduais e bibliotecas de casas de ressocialização e prisionais.

O Secretário Marco Antonio Sirotheau Correa Rodrigues, titular da Seap, esteve presente na solenidade de entrega dos livros. Ele cumprimentou o Presidente da FCP, Thiago Miranda, pela parceria construída junto à Seap. Para Sirotheau, a doação é de grande valia para o trabalho de ressocialização que a Seap vem desenvolvendo com seus custodiados. Os livros serão utilizados nos programas de remissão de pena através da leitura, onde para cada livro lido, o interno tem quatro dias de sua pena reduzidos.

“É uma questão de transformação de vidas, transformação de histórias, e esses livros serão utilizados pelas Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) na questão da leitura por remissão de pena. O ‘Leitura por todo o Pará’ também está atrelado aos projetos de leitura para remissão de pena dos PPLs. Então a gente só tem a agradecer a toda equipe da Fundação Cultural do Pará e nos colocar a disposição, e essa parceria irá gerar muitos frutos”, declarou o secretario Marco Antonio Sirotheau.

Foto: Flávio Lobo - NCS / Seap
Foto: Flávio Lobo - NCS / Seap

O Presidente da FCP, Thiago Miranda, destacou que a missão a missão que recebeu do governador Helder Barbalho foi o de promover o “Leitura por todo o Pará”, levando educação e leitura por todos os cantos do estado.

“Nós estamos aqui na penitenciária estadual de Marituba, junto com o secretário Coronel Sirotheau, entregando 32 mil livros, a primeira parcela de outros que virão aqui para esta casa e para o Sistema Prisional. Nós sabemos da importância do livro, da leitura, não só para as escolas, não só para as bibliotecas, mas também no sistema prisional e hospitais. Enfim, a fundação vem fazer cumprir a ordem dada pelo nosso governador”, afirmou o Presidente Thiago Miranda.

Transformando vidas – Houve a entrega simbólica dos livros doados para um grupo de custodiados do PEM I. O interno Breno Alves falou em nome dos demais colegas e agradeceu a oportunidade, dando destaque a transformação que a Seap vem desenvolvendo no Sistema Penal Paraense, sobretudo na área de educação e trabalho para os PPLs.

“Hoje só temos a agradecer por tudo que está sendo feito. A educação transforma vidas, os livros transformam vidas e enriquecem nosso conhecimento. E é isso que está acontecendo conosco aqui na unidade”, disse Breno.

Foto: Flávio Lobo - NCS / Seap
Foto: Flávio Lobo - NCS / Seap

Para o interno Diego Calixto leal, de 35 anos, a doação dos livros “é de suma importância, é um aspecto positivo para a nossa realidade”, diz. Diego filosofa que o ser humano adquire o conhecimento, e esse conhecimento impulsiona a agir conforme o aprendizado que ele adquiriu. “Conhecer sobre a história do estado do Pará, conhecer outras cultura, é de suma importância para a gente”, afirma.

“O ser humano é formado por conhecimentos, conhecimentos esses que estão no ambiente em que se vive e também em ferramentas como essas que estão sendo disponibilizados para a gente através de livros. O que está acontecendo aqui nesse lugar, aqui para nós como PPLs, nós estamos num processo de construção, construindo uma nova identidade e isso pode contribuir para o nosso crescimento de forma muito positiva”, disse Diego.

Visita –Após a solenidade de entrega dos kits literários, o Secretário Marco Antonio Sirotheau visitou as dependências do Complexo Penitenciário de Marituba, que engloba o PEM I, PEM II e PEM III. Durante a visitação, o Secretário conversou com servidores e com os diretores das três unidades, Edivaldo Souza, Cleiderson Torres e Ines Reis. O secretario ouviu as demandas necessárias de cada unidade e ficou a par das obras estruturantes pelas quais passam o PEM I.

Texto: Márcio Sousa NCS / Seap