Servidores da Seap podem participar de cursos oferecidos pela Senappen

Enviado por ingrid.bandeira em Qua, 06/09/2023 - 10:48

Os Policiais Penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) tem uma oportunidade a mais para aprimorarem conhecimentos e sua qualificação profissional. A Secretária Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), oferece um portifólio de cursos presenciais ou na modalidade EAD 2023 para servidores da área de segurança pública de todo o país.

Os cursos são disponibilizados através da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen) e pela plataforma do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), onde o interessado fará seu cadastro. Os servidores da Seap contam com o apoio da Escola de Administração Penitenciária (EAP) para participar dos variados cursos ofertados.

Paulo Rocha Cunha, diretor da EAP, destaca importância da participação dos policiais penais, uma vez que essa oportunidade vem a ser mais um instrumento de qualificação formação dos servidores na área de segurança. Cunha destaca ainda que o Governo Federal, através do Ministério da Justiça, através da Senappen, está colocando a disposição de todos os servidores, de todas as secretarias estaduais de gestão penitenciária a possibilidade de acessarem não somente os cursos de formação, mas ainda receberem a Bolsa Formação.

A Senappen oferece uma Bolsa Formação para os alunos no valor de R$900,00. Se o curso durar 30 dias o participante recebe o valor uma única vez, mas se o curso durar três meses, ele receberá três parcelas. Para se candidatar a uma das 5.555 bolsas, o aluno deverá atender os requisitos e estar cadastrado na plataforma do Sinesp. O edital com todas as normas pertinentes será publicado em 05 de setembro.

“Isso é um incentivo de qualificação e um incentivo de melhor preparo do nosso profissional e isso vai se tornando, criando um grupamento de profissionais muito bem treinados, preparados para os seus afazeres, para a sua profissão, para o dia a dia, para suas atividades e a gente vai ampliando a nossa qualificação do corpo de policiais penais do Brasil todo”, afirma Cunha.

Paulo avalia que o Estado, a sociedade e a Secretaria só têm a ganhar com profissionais mais bem preparados, melhores qualificados, além de ser muito positivo para o servidor que vai enriquecendo seu currículo. “É importante para o carreiramento, para sua formação pessoal, é bom para o Estado, para a sociedade porque nós temos policiais penais cada vez mais bem preparados, pois estão sempre se qualificando, seja nos treinamentos presenciais, operacionais que nós fazemos aqui na Seap, seja agora através de formação que eles podem fazer através dessa possibilidade dos cursos a distância promovida pela Senappen”, diz.

O diretor da EAP lembra que os cursos promovidos pela Senappen são divididos em eixos de formação e que estão antenados com a realidade da sociedade Brasileira em vários temas como a Mulher no Cárcere e a população LGBTQIA+. “As formações serão feitas em eixos que foram definidos pelo Ministério da Justiça, pela Senappen, e tem isso tem muito a ver com a realidade social brasileira. A gente só tem a ganhar, é bom pra todo mundo, é bom para o servidor, é bom para a administração penitenciária e é bom para a sociedade”.

Os cursos disponíveis no Sinesp são: Administração Pública Aplicada ao Sistema Penitenciário Nacional; Comunicação Social Aplicada ao Sistema Penitenciário como Ferramenta de Prevenção e Gestão de Crise; Conselho da Comunidade e Controle Social, Formação de Conselheiros; Custo de Obras Prisionais: Visão Teórico Prática; Gênero e Sexualidade no Sistema Prisional; Implementação e Gestão de Fundo Rotativo; Mulheres no Sistema Prisional; Otimização de Política Pública no Contexto Carcerário; Privação de Liberdade no Brasil: Modelo Institucional e Jurídico; Introdução á Inteligência Penitenciária Fechado; e Introdução á Inteligência Penitenciária Aberto.

Inscrições -

Para se inscrever, o policial penal interessado deverá acessar o link: https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-cadastros/public/precadastro_envio_link.jsf?lg=pt. Feita a inscrição, o candidato deverá seguir as orientações de cadastramento. No momento da inscrição o aluno deverá ter em mãos os Documentos obrigatórios: Comprovante de Residência; Documento de Identidade; CPF; Identidade Funcional e Foto 3x4 (anexada) atual e com fundo branco.

Texto: Márcio Sousa - NCS Seap