Durante o mês de setembro ocorre a preparação para o Círio de Nazaré, neste período diversos órgãos públicos e privados recebem as visitas da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para um momento de orações e bençãos. Nesta quinta-feira (14), os servidores da Central de Triagem da Marambaia (CTMAB), administrada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) prestaram suas homenagens a padroeira dos paraenses.
Na avaliação do diretor da CTMAB, João Barbosa, a assistência religiosa no cárcere permite o bom convívio dos internos e possibilita um momento de oração. “A assistência religiosa no cárcere independente de religião ou crença, é um dos alicerces de sustentação para o bom convívio de custódia das pessoas privadas de liberdade que muitas das vezes precisam se converter e fortalecer sua fé. Além disso, é uma oportunidade única de todos expressarem a sua gratidão, e fazer suas preces diante dela”, afirma.
Durante a visita, a imagem é levada até a entrada das celas, onde os internos podem fazer seus pedidos, orações e tocar a imagem. A visita também é uma celebração eucarística conduzida pelos diáconos da pastoral carcerária e acompanhadas pelos guardas de Nazaré.
“As nossas visitas são justamente para que a Nossa Senhora possa abençoar cada unidade penal. Principalmente as pessoas que trabalham dentro desses estabelecimentos e consequentemente aos que estão privados de liberdade trazendo um pouco mais de alento, de orações e de reflexões sobre a vida de um modo geral”, conta Paulo Siqueira, diácono da diocese de Belém e membro da pastoral carcerária.
Emoção – Um grupo de três servidoras ficou responsável pela coordenação e organização do café da manhã e da decoração da CTMAB. Soraya Padilha, devota de Nossa Senhora conta que foi uma honra receber a Santa no loca de trabalho. “A visita de Nossa Senhora é muito importante não só para os servidores, mas para as pessoas privadas de liberdade que estão aqui na unidade passando por alguma angústia, é como se fosse um afago de Nossa Senhora junto a eles que precisam de ajuda espiritual”, diz.
Para Lia Campos, servidora da Seap há 20 anos, é emocionante estar na presença da imagem. “O nosso dia a dia não é fácil, esse é um ambiente pesado toda vez que eu entro na unidade faço as minhas orações e ter a visita da Nossa Senhora aqui me traz paz e esperança, me sinto muito feliz na presença dela”, finaliza.
Juntamente com as demais colegas Ana Paula Pureza precisou controlar a ansiedade desde o início da semana. “Eu ainda não tinha participado de um evento assim, fiquei ansiosa a semana toda organizando a decoração. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade de trabalhar na Seap, e ter participado dessa preparação junto com as minhas colegas, fizemos tudo com muito amor e carinho para homenagear a Nossa Senhora”, conta.
Texto: Yasmin Cavalcante / NCS Seap