Reinserção Social

Sectet e Seap iniciam curso de Horta Orgânica para custodiados em Mocajuba

Enviado por ingrid.bandeira em Qua, 20/09/2023 - 12:11

A parceria resulta do Acordo de Cooperação Técnica voltado à qualificação profissional para reinserção social de pessoas privadas de liberdade

 

As secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), iniciaram nesta segunda-feira (18) o curso de Horta Orgânica no Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC), na Região de Integração Tocantins.

 

Parceria promove a limpeza da área do Novo Parque Ambiental de Castanhal

Enviado por ingrid.bandeira em Qua, 20/09/2023 - 12:06

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Castanhal promove a limpeza do espaço do Parque Natural Municipal de Castanhal. Ao todo, 30 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI), que integram o projeto “Conquistando a Liberdade”, atuam no recolhimento de lixo e entulhos, capinação e limpeza das trilhas do local, que tem quase 15 hectares de área.

 

Cooperativa de internas da Seap confecciona lenços de cabelo para mulheres escalpeladas

Enviado por ingrid.bandeira em Qua, 06/09/2023 - 10:50

Bandanas foram produzidas a partir do reaproveitamento de 150 enxoval doado por cooperativa de médicos

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade e coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), promoveu uma ação conjunta com uma cooperativa médica particular que resultou na confecção de 170 lenços de cabelo pintados à mão que serão doados para a Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (Orvam).

Lei Maria da Penha: Seap promove ações para apegados que cometeram crimes contra a mulher

Enviado por ingrid.bandeira em Qui, 10/08/2023 - 09:47

Neste dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 17 anos. O seu objetivo é proteger as mulheres da violência, prevenindo e punindo atos de agressão física, verbal, moral e patrimonial, estabelecendo que todo caso de violência doméstica e intrafamiliar são crimes. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) aponta que o crime de feminicídio é o terceiro que mais leva pessoas para cárcere no Pará, e por isso, tem intensificado ações direcionadas aos internos que cometeram este crime.

Seap e TJPA assinam termo para implantação de Centrais Integradas de Alternativas Penais

Enviado por ingrid.bandeira em Seg, 07/08/2023 - 10:05

CIAP deverá garantir condições adequadas de fiscalização e acompanhamento, favorecendo o desenvolvimento pessoal e a não reincidência criminal entre apenados

Representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizaram na última sexta-feira (04) a assinatura do termo de intenção entre as instituições para a implantação da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) nas comarcas de Marabá e Santarém.